top of page

Golpe usa nome dos Cartórios de Protesto e site falso para tirar dinheiro de empresas e consumidores

Golpistas enviam boletos falsos com QR Code que levam para sites aparentemente verdadeiros. Mas cuidado, é golpe!


Os Cartórios de Protesto trabalham buscando a modernização dos serviços e o acesso facilitado e desburocratizado da população. Nossos processos estão estabelecidos em lei e seguem ritos determinados pela legislação. A intimação (quando o devedor é informado de que está sendo cobrado e de que tem prazo legal para negociar os valores com o credor) é uma etapa cumprida pelo Cartório de Protesto.


Documento falso enviado para vítimas tem como destino um site falso chamado "Cenaprot", nome muito similar a CENPROT, o site verdadeiro fica no endereço virtual https://site.cenprotnacional.org.br.


COMO EVITAR O GOLPE - Para confirmar se uma intimação é falsa, o devedor deve fazer uma consulta gratuita no site: https://site.cenprotnacional.org.br e verificar se o título já foi protestado, bastando informar o CPF ou CNPJ. O site oferece informações sobre existência de protestos em nome do interessado, o cartório onde o título foi registrado, o endereço e o telefone para contato. Com essas informações, o devedor pode conferir a veracidade do documento.


Depois de protocolado o título no cartório e intimado o devedor, caso não seja feito o pagamento, é efetuado o registro do protesto. A negociação do pagamento da dívida passa a ser feita entre o credor e o devedor. O pagamento somente pode ser feito ao cartório antes do registro do protesto. Depois de protestado, o título só pode ser negociado com o credor, e não por terceiros. Caso o devedor pague a dívida, o credor autoriza o devedor a fazer a baixa do protesto junto ao cartório.


Qualquer contato com tentativa de cobrança que não respeite esses processos citados, com o devido registro e amparo na lei, com a fé pública de um tabelião, deve ser descartado. Cobranças pelo WhatsApp, por mensagem, por ligação, por boleto enviado à sua residência, devem ser descartados. São, provavelmente, tentativas de golpe!




bottom of page