As vantagens do Protesto
-
Cobre suas dívidas em todos os municípios do estado;
-
Receba o crédito em sua conta;
-
Dispensa de pagamento dos emolumentos para títulos com vencimento até 1 ano;
-
Acompanhamento do processo por nossa plataforma digital;
-
Alto índice de recuperação;
-
Segurança jurídica e amparo legal para todos os envolvidos.
PERGUNTAS FREQUENTES
O que é protesto de título?
O Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil define protesto como o “meio mais rápido e eficaz para recuperação do crédito”. Por ser o ato formal para comprovação de inadimplência, o protesto tem amparo legal do Poder Público que o torna uma das formas mais seguras para receber sua dívida.
Como funciona o processo de cobrança?
Após protocolado o título, o cartório envia a intimação do devedor ao endereço fornecido pelo Apresentante. Na intimação, o devedor recebe os detalhes do título, o valor a ser pago e os meios para o pagamento. Esta intimação também pode ser feita via edital caso não se localize o devedor.
Quais informações eu preciso fornecer para iniciar o protesto?
Nome, documento e endereço do devedor, e também os detalhes da dívida, como número e espécie do título, valor e saldo a ser protestado, data de emissão e vencimento. É preciso também enviar a imagem do título em anexo. Nossa plataforma explica como preencher cada campo.
Em quanto tempo meu processo ficará disponível para consulta?
Segundo a Lei 9.492/97, o protesto é lavrado após 3 dias úteis a partir da protocolização do título. Dependerá de cada cartório enviar a informação da lavratura do protesto para disponibilização no CRA21.
Quando o devedor pagar a dívida, em quanto tempo receberei o dinheiro em minha conta?
O cartório deve enviar o repasse das dívidas pagas imediatamente após o pagamento pelo devedor. Este processo não deve demorar mais de 2 ou 3 dias úteis.
Quais espécies de títulos/dívidas são aceitas?
Cheque, contrato, nota promissória, duplicata e confissão de dívida são alguns exemplos de documentos que você pode apresentar para comprovar a dívida.
Eu possuo muitas dívidas para serem cobradas. Terei que informar todos os títulos manuamente?
Nossa plataforma disponibiliza diversas formas para que possa importar seus títulos de forma automatizada, além da digitação. Atualmente, os títulos podem ser importados através de planilha Excel (ou LibreOffice), arquivo TXT, arquivo CNAB e arquivo XML (com integração entre o seu sistema e nossa plataforma).